Wednesday, April 01, 2009

semana santa


Nada ou Muito Além de Céu e Pedra

Fotografias de Rafael Castanheira

Trata-se de um ensaio fotográfico cujo tema é de interesse universal – a morte. Não somente com fotografias como também por meio de textos de sua autoria, o fotógrafo conduz o espectador em um passeio por cemitérios do Brasil, França e Argentina. A arquitetura e a simbologia presentes nos cemitérios provocam as mais diferentes sensações nas pessoas. Qual é a influência desta estética na subjetividade do imaginário humano? É na tentativa de instigar o espectador para um olhar menos dramático em relação à finitude que o fotógrafo exibe suas imagens, sua maneira de ver e refletir sobre os cemitérios. Além disso, buscam-se mostrar, por meio de 21 fotografias, os cemitérios não somente como moradia final para nossos restos mortais, mas também como um lugar de recordação, memória e paz que abriga um riquíssimo patrimônio artístico. Desta forma, pretende-se valorizar estes locais, colocando-os como verdadeiros pontos de visitação e conferindo-lhes status de museus a céu aberto, como os são de fato.

O fotógrafo

Rafael Castanheira é jornalista e fotógrafo com especialização em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro. Nasceu em Goiânia em 1977 e se dedica aos estudos de fotografia desde 1999 quando iniciou o curso de Jornalismo no Rio de Janeiro, tendo trabalhado como repórter e fotógrafo para Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO). Em 2005, trabalhou como fotojornalista free-lancer para o Jornal Correio Braziliense e foi assessor de comunicação do projeto “Conservação das Matas Alagadas”, uma parceria entre a Petrobras e o Instituto Mamirauá. Atualmente, é professor de fotografia na Faculdade Cambury em Goiânia.

No comments:

About Me

My photo
A trajetória do nome da galeria de arte Potrich e seu blog está intimamente relacionada à sua história familiar. No início dos anos 80, Marina Potrich funda juntamente com sua irmã, Marúcia Pinheiro de Lemos, a ''Arte Antiga ltda''. Arte goiana e antigüidade convivem, durante dez anos até sua primeira mudança de nome para ''Marina Potrich - Galeria de Arte''. A inauguração da nova sede, no Jardim Goiás, em meados de 1990 representaria o início de uma nova geração, no mercado das artes. A segunda mudança do nome se dá a partir de sua reforma gráfica e institucional, da nova ''Potrich - Arte Contemporânea''. O blog da instituição, criado em 2006, simbolizaria seu nome através da letra M. As formas das linhas da mão, as palavras: mãe, mana, mulher, marchant e mercado de arte, como significados da palavra matriz, madre. Hoje, a terceira mudança no nome da galeria homenageia a multiplicação da família através do sobrenome Potrich ao quadrado (e alaranjado). A ''POTRICH potrich - Galeria de Arte Contemporânea'' é provedora do blog 'martepotrich' e objetiva a promoção das diversas expressões artísticas, no circuito cultural. (textos e layout Tatiana Potrich)